O nanoKey Studio oferece 25 teclas sensíveis a velocidade, oito knobs, oito trigger pads e um pad touch XY. O foco deste dispositivo é tornar as coisas fáceis, mesmo para aqueles que não tem muita experiência. Oferece funcionalidades de gravação por passos e uma função “Scale Guide” que ilumina as teclas para mostrar notas recomendadas em escala.
Os oito trigger pads são todos sensíveis a velocidade e podem ser usados de maneira usual para clipes de áudio trigger, mas podem ser usados no modo Chord Scale. Esse modo automaticamente designa os melhores acordes para a tecla e escalonam o que o usuário selecionou, tornando a construção da trilha para iniciantes mais rápida.
Como era de se esperar da Korg, o pad touch é herdado da linha Kaoss e pode trabalhar em conjunto com um arpeggiator embutido com padrões de ritmo.
Já o nanoKontrol Studio é do mesmo tamanho do nanoKey e também oferece a mesma iluminação LED branca. No entanto, o nanoKontrol é mais voltado para o monitoramento e mixagem no g (on the g) do que para a música. Oferece uma sessão de transporte com job wheel e controles de mixer – oito faders, oito knobs e botões de track mute, solo, gravação e seleção para cada trilha.
Com todos os controles disponíveis, a Korg também está fornecendo o software Korg Kontrol Editor, que permite que o usuário personalize as configurações do dispositivo e designe qualquer slider, knob ou função para qualquer mensagem MIDI. Também estará disponível o plugin Control Surface.
O nanoKontrol Studio é compatível com qualquer programa que suporte entrada MIDI, o que significa que todas as DAWs podem trabalhar com o dispositivo, além do aplicativo Gadget para iOS da Korg. Ambos os controladores vem em um pacote com o software da Korg incluindo uma edição especial do Korg Gadget para iOS, do Korg Legacy Collection M1 Le, assim como os softwares form AAS, UVI e Propeellerhead.