A síntese subtrativa é o processo mais usado por diversos sintetizadores quer sejam os antigos modelos analógicos modulares como o Moog e o Buchla; modelos mais compactos como os ARP, EMS, Prophet; ou até os modelos mais modernos encontrados no mercado nos dias atuais.
Mesmo em dispositivos mais modernos como os baseados em Síntese FM, por exemplo, quando utilizam filtros e modulações de filtro estão usando na prática também o processo de síntese subtrativa em conjunto com processo de Síntese FM utilizado nos seus osciladores para produzir as ondas com seus respectivos harmônicos.
Após serem geradas nos osciladores do Synth as ondas com todos os seus respectivos harmônicos chegam ao Filtro que é onde acontece a seleção das frequências através dos tipos de filtros a serem utilizados, Hi pass, Low Pass, Band Pass, Notch, basicamente.
As formas como os filtros retiram os harmônicos podem ainda ser controladas por modulações de envelope ou LFO por exemplo, fazendo com que esse processo de corte de harmônicos seja dinâmico possibilitando a criação de diversos e interessantes tipos de timbres.
Na música eletrônica a predominância de timbres analógicos é uma característica marcante do gênero que se banqueteia dos timbres quentes dos instrumentos analógicos dando ainda mais ânimo e inspiração aos construtores dos novos e antigos hardwares.
Atualmente podemos ver os incríveis clássicos reformulados e novos modelos da Moog, Dave Smith (Prophet), Roland… e novos modelos como os maravilhosos modelos da Arturia.
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